domingo, 2 de junho de 2013

A ÉTICA PROTESTANTE E A SOFREGUIDÃO DO DESEMPREGO




Por que comecei citando o título do mais famoso livro de Weber, pilar da sociologia e livro obrigatório pros  estudos de ciências humanas?  É porque ele tava certo. Vivemos a cultura protestante do trabalho. O trabalho é o que dignifica o homem e o torna cidadão de fato, assim visto pelo meio social. "Deus ajuda a quem cedo madruga". Além de ser necessário para a manutenção da sociedade e bom para o status social, o trabalho é a nossa caça moderna, onde os animais, frutas e verduras
tomaram forma de cédulas diversas inseridas  em um sistema capitalista. 

Partindo do social pro particular, me vejo entre essa teoria. Mas não como operária, trabalhadora, assalariada. Estou amargando o desemprego. Pessoas me criticam  e duvidam de minha capacidade, virei o encosto da família. É o motivo pelo qual posto mais regularmente nesse blog. Estou com dívidas, contas atrasadas. Meses sem me divertir de fato. Não, e não é por falta de procura, estou amargando o desemprego porque o mercado não me quer. Já tentei de tudo que pode se pensar (de forma lícita e não-sexual) para arrumar emprego. Gastei meus poucos trocadinhos pra ir atras de labuta.  Serviços gerais, recepção, Telemarketing (o boom empregatício) e até mesmo na área de comunicação. Sim, sou (quase) formada em jornalismo, até ganhei uma pós-graduação da faculdade por ter sido a melhor aluna de comunicação social no  ENADE daquele ano. Diferente do trabalho, no estudo sempre me dei bem.


Mas não dizem que estudando muito se consegue um emprego bom? Até agora não está acontecendo comigo. Gente, pós-graduação com 21 anos! Mas pro mercado isso não serve nem pra limpar bunda. Mesmo assim, não desisto, pois passo fome durante alguns momentos no mês e pretendo ser cientista da minha área. Mas até então, foram 4 anos e meio (aliás, 16 anos) de nada. 


Em Resumo, digo que esse post é um pedido de socorro. Preciso me enquadrar aos moldes sociais da empregabilidade, preciso de uma oportunidade de emprego urgente. É muito deprimente saber que tem saúde, disposição e inteligência razoável e mesmo assim toda sua esperança ser barrada por profissionais do   RH (um grande TOMAR NO CU para os teóricos dessa área). Ver que se está na juventude, tem emprego com necessidades de profissionais, mas que não lhe querem alegando que "Você tem gabarito demais para essa vaga" ou "Você não tem qualificação suficiente para essa vaga". Nunca terei NADA se esses malditos profissionais do RH continuarem me barrando desde a busca pela primeira chance. Ando decepcionada demais com meu meio acadêmico, com o mercado de trabalho em si, e cheia de ???interrogações??? na mente. Por fim, deixo aqui o meu currículo. Mas depois de um depoimento desesperado desses, nem na cadeia conseguirei emprego.




Vivianne Soares de Barros

Avenida F, nº 62A, Maranguape II
CEP: 53421-560
Paulista, PE     
Fone: (81) 8547-3553


DADOS PESSOAIS

Data de Nascimento: 17/09/1991
Estado Civil: Solteira
Nacionalidade: Brasileira
Naturalidade: Recife – PE
 
ESCOLARIDADE


Cursando Ensino Superior
Instituição: Faculdade Maurício de Nassau
Curso: Comunicação Social - Jornalismo
Término: 2012.2

CURSOS

 
Programa Intel Aprender Informática
Entidade: UNIBRATEC
Concluído: 2009

Recursos Humanos
Entidade: MICROCAMP
Concluído: 2009

Atendente de Telemarketing
Entidade: SEBRAI cursos
Concluído: 2009

Conhecimento intermediário em Microsoft Word, Excel, Power Point, Corel Draw, Adobe Photoshop, habilidade com redes sociais.

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL


Grupo Curumim Gestação e Parto
De 13/02/2012 a 19/04/2012
Cargo: Estagiária - Assessoria de Comunicação


[...]


Será que tem departamento de RH na cadeia?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Está certo disso? É por sua conta em risco.